sexta-feira, 6 de março de 2009

A beleza nasce do caos



Noite dessas, durante minha aula de teoria musical, fui surpreendida pela seguinte frase do meu professor: "a beleza da música vem da desordem".

Foi um choque pra mim ouvir essa sentença!

Explicando a frase do professor: para compor uma canção precisamos juntar notas musicais (até aí, nenhuma novidade!), acontece que se juntarmos notas iguais, por exemplo Dó Dó Dó, a música fica monótona (exatamente daí veio o palavra monotonia mono= um, tono= tom). Mas, além de variar a altura das notas - por exemplo Dó Mi Sol já soa melhor do que Dó Dó Dó - é essencial que o compositor varie a duração de cada nota.

Assim, se uma nota dura um tempo x, a nota seguinte dura o dobro do tempo e a que vem depois dura metade de x. Resumindo, a variação e a desordem das durações de tempo das notas é o que dá ritmo às canções.

Adorei a descoberta. Até porque sou um tanto bagunceira...
Quem sabe a desordem não seja de todo o mal. Talvez o nosso caos de cada dia seja capaz de produzir alguma beleza. Tomara!

2 comentários:

  1. Acho que a desordem é um pouco o reflexo do caos da vida corrida. Também não consigo imaginar um inventor, um músico, um grande escritor com o escritório milimetricamente arrumado... Meu local de trabalho é sempre memos bagunçado que o meu quarto, por exemplo. Ainda assim... hehehe
    Que tipo de aula de música vc faz?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bibi, minha querídissima...há quantos anos estou pra te responder.
      Eu faço MPB e estou compondo bastante atualmente, já gravei uma canção que está no SPOTIFY e se chama E LEVA A DOR, com meu nome artístico BEÁ ROMERO. E vc...tá escrevendo livro, trabalhando na Editora Abril, o que tá fazendo? grande beijo

      Excluir